PELD sítio ITA - Rios e riachos costeiros da Mata Atlântica
Bacia do Rio Itanhaém
Nossos projetos
Nossos projetos contam com a ajuda de pesquisadores que atuam em diversas áreas do conhecimento.
Diversidade beta espacial e temporal em macroinvertebrados de riachos
Macroinvertebrados são os principais componentes da comunidade bentônica de riachos, colonizando uma grande variedade de micro-habitats e vivendo sob as mais diversas condições ambientais. As larvas de insetos aquáticos geralmente dominam a riqueza e a densidade da comunidade de macroinvertebrados. Muitas ordens de insetos estão representadas em riachos, com grande destaque em relação a número de espécies. Por diferentes razões, esses táxons são geralmente utilizados como indicadores de biodiversidade e qualidade ambiental derios e riachos.
Seleção de habitat e persistência temporal em peixes de riachos
A proposta do presente subprojeto é portando estender o conhecimento gerado na bacia pelo estudo da persistência temporal e processo de seleção de hábitats por peixes de riachos. Tal conhecimento é necessário na elaboração de modelos de referência que podem ser utilizados em estratégias de monitoramento dos impactos de atividades antrópicas sobre a integridade biológica em bacias hidrográficas.
Modelagem de distribuição geográfica potencial de comunidades de macrófitas aquáticas
O objetivo do presente estudo é elaborar modelos de distribuição potencial de espécies de macrófitas aquáticas submersas enraizadas na bacia hidrográfica do rio Itanhaém. As espécies a serem modeladas são Egeria densa, Cabomba furcata e Potamogeton sp, espécies abundantes nos rios da bacia sendo que a última espécie será coletada e identificada durante esse estudo.
Ecologia do Perifíton
O subprojeto que visa verificar a heterogeneidade espacial e temporal das algas e cianobactérias perifíticas sobre substrato natural de Eichhornia azurea (Sw.) Kunth em áreas de remanso de rios da bacia hidrográfica do rio Itanhaém.
O conhecimento científico e temática ambiental
Propomos um trabalho de educação não formal para professores da educação básica da rede pública do estado de São Paulo com o intuito principal de divulgar temas relativos à educação ambiental. Entendemos que a educação ambiental não se restringe à sala de aula ou à escola, e que é de fundamental importância a promoção de processos de formação profissional em serviço que venham a realizar atividades práticas e teóricas que possam ser utilizadas no cotidiano da escola. Dentro desse contexto, torna-se necessário e importante a criação de materiais pedagógicos que retratem de maneira criativa e entusiasta, porém não ilusória, a realidade ambiental local.